7 Tendências para restaurantes
nos próximos anos
Tente se lembrar como eram os
seus hábitos alimentares e como era toda a experiência envolvendo a alimentação
há alguns anos e compare com a sua rotina de hoje em dia. Provavelmente, muita
coisa mudou. Os produtos e os ingredientes eram outros e o atendimento era
bastante diferente, e esse tem sido somente o início de um movimento que deve
se intensificar cada vez mais nos próximos anos.
Nem mesmo a recessão econômica
dos últimos anos conseguiu levar esse setor para o negativo – em vez disso, o
que aconteceu foi uma desaceleração nas vendas, ainda que diferentes segmentos
e algumas companhias terem visto seus números cresceram a um ritmo ainda mais
forte. “Quando as margens de lucro se estreitaram, foi preciso investir em
tecnologia e em uma gestão profissional. Durante a crise, o setor entendeu que
controlar os custos e ter informações de vendas em tempo real é fundamental
para aumentar o faturamento”, afirma Ronan Maia, vice-presidente de
Distribuição e Varejo da TOTVS.
As empresas também tiveram que se
adaptar a um novo tempo. As tendências globais não passam despercebidas em meio
a uma geração conectada de consumidores, fazendo com que o paladar nacional
tenha que se adaptar às novidades dos mercados internacionais.
Confira as 7 principais
tendências do setor:
Refeições Personalizadas
O consumidor está cada vez mais
no centro das decisões estratégias das empresas, e isso não é diferente no
segmento de alimentação. “O cliente quer ser convocado para novas experiências,
que podem ir do preparo do prato e da escolha dos ingredientes a formas
inovadoras de venda e entrega”, afirma Claudio Tieghi, diretor de inteligência
de mercado da ABF.
Alimentação saudável e
sustentável
Nem todo segmento do ramo de
alimentação cresce no mesmo ritmo. A alimentação saudável e sustentável aparece
em destaque quando o assunto é crescimento. Somente no ano passado, em meio à
forte recessão econômica, a alta foi de 17%. O movimento em busca de uma
alimentação saudável é global, e tem se intensificado principalmente por conta
do acesso às informações sobre ingredientes e modos de preparo, em um momento
no qual o bem-estar e a qualidade de vida ganham mais importância nas decisões
dos consumidores.
Opções fora do espaço da loja
física
Você provavelmente deve ter
visitado ou ouviu falar de algum food truck nos últimos anos. A alimentação
fora do espaço da loja física é uma tendência, reforçando o esforço de as
marcas irem em busca do consumidor. Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição
e Varejo da TOTVS, lembra que esse fenômeno já se consolidou nos EUA, onde o
food truck passou a ser complementar à loja física. Feiras gastronômicas,
operações pop-up, e outros tipos de variações também podem ganhar força.
Cozinhas étnicas e regionais
Alimentos típicos passaram a
fazer parte das preferências dos consumidores. Uma explicação para esse fato é
o crescimento no número de viagens internacionais e o maior acesso à informação
pela internet, estimulando o desejo de experimentar algo novo. Nos EUA, por
exemplo, pesquisa da National Restaurant Association (NRA) descobriu que 65%
dos consumidores estão dispostos a provar novos sabores.
Sensorialidade e prazer
O aumento na busca por alimentos
saudáveis não quer dizer que esse será o único tipo de alimento a ser
consumido. “Não é porque as pessoas estão buscando opções mais saudáveis que
vão passar a comer apenas isso. Há espaço para todas as propostas. Elas acabam,
na verdade, sendo complementares”, explica Alexandre Guerra, presidente do
Instituto Foodservice Brasil (IFB). O especialista explica que a tendência tem
sido pela busca de uma alimentação mais equilibrada durante a semana e opções
mais indulgentes em momento de lazer e diversão.
Produtos artesanais
A cultura do “faça você mesmo”
está em evidência. Basta observar o sucesso de alguns canais de culinária na
internet ou a profusão de programas de TV voltadas para a cozinha. Esse
movimento, atrelado também à busca por uma vida mais saudável, tem privilegiado
alimentos e ingredientes produzidos localmente ou até mesmo dentro do próprio
estabelecimento.
Crescimento das operações online
Essa é uma das tendências que tem
mais potencial de crescimento para os próximos anos. O modelo de delivery com
pedidos feitos online tem dobrado a cada ano no mercado norte-americano. No
Brasil, esse movimento ainda está no começo, mas a população começa a perder o
receio de informar o número do cartão de crédito em aplicativos, sentindo-se
mais confortável com esse serviço após o surgimento do Uber e serviços de
passagens aéreas e hospedagem. Levantamento do IFB mostra que apenas 7% das
empresas do setor operam nos quatro modelos de atendimento ao cliente: venda no
local, venda para levar, delivery por telefone e delivery por internet.
Com informações: InfoMoney